sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Você ainda tem 9 feriados em 2015 para visitar Brotas


Cidade reúne maior oferta de Turismo de Aventura do País

O ano de 2015 está repleto de feriados prolongados. Por um acaso do calendário, a maioria “cai” na segunda-feira ou na sexta-feira. De abril até dezembro, serão oito feriados nacionais em que será possível emendar com o final de semana ou até a mais dias: Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal. E, no Estado de São Paulo, ainda há mais um, o 9 de Julho, feriado da Revolução Constitucionalista. É o que você precisava para programar uma viagem para Brotas! 

Mas já que 2015 tem feriado prolongado à vontade, programe-se para ficar em Brotas pelo menos três dias e fazer outras atividades de aventura e ecoturismo. Rafting, bóia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, circuito de tirolesas, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, circuito cable, entre outros. E um detalhe importante: o município reúne a maior oferta nacional de atividades de turismo de aventura e ecoturismo com o selo do Inmetro: Bóia cross, rafting, tirolesa, arvorismo, canionismo e quadriciclo têm o selo de segurança. E desde o carnaval há uma nova modalidade para se aventurar: queda livre. A atividade consiste em saltar de uma plataforma no meio do vale, a 60 metros do solo, para curtir um voo de 25 metros em queda livre totalmente vertical.
 Atividade Queda Livre - Novidade em Brotas - Foto: divulgação

Brotas respira aventura. Ao andar pelas ruas da cidade, visitar lojas e restaurantes, facilmente o visitante vai encontrar caiaques e outros elementos das atividades de aventura como parte da decoração. Em plena área urbana, nas imediações do Parque dos Saltos, principalmente aos finais de semana, é um sobe-e-desce constante de pessoas carregando boias e com roupas molhadas ou empoeiradas, mas com sorriso no rosto e se sentido leves, na volta de alguma atividade de aventura. É a ambientação perfeita para escolher uma atração e ser feliz. Somente cachoeiras são mais de 40, das quais onze são abertas à visitação. 

Mas nem por isso deixa de ser um lugar perfeito para descansar. Com 22 mil habitantes, Brotas é uma cidade típica do interior, mas com estrutura digna de conceituados destinos turísticos. Distribuídos entre a cidade e a zona rural, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort. Se sua escolha é descansar, terá várias opções. Entre a cidade e a zona rural, Brotas conta com 30 restaurantes com gastronomia para todos os paladares, da cozinha caipira à temática, e duas casas noturnas.

Se você quer mesmo é vivenciar a vida no campo, Brotas também é o lugar certo. Há sítios e fazendas que abrem suas porteiras aos turistas num verdadeiro “dia de lida” com a possibilidade de ordenhar, passear de charrete, comer fruta colhida no pé e conhecer a fabricação de laticínios. Licores, cachaças, doces e compotas variadas, entre outras guloseimas, feitas de maneira artesanal, estão à venda. É uma delícia atrás da outra.

Na cidade, há passeios que valem muito a pena. Um deles é visitar o CEU - Centro de Estudos do Universo, que abriga o mais moderno observatório e planetário da América Latina.

Para relaxar após um dia de aventura, você pode passear pela cidade observando os casarões erguidos na época áurea do café, fazer compras nas casas de produtos regionais e nas lojas de artesanato. Outra sugestão é visitar o Museu do Calhambeque e o Parque dos Saltos, trecho em que o Rio Jacaré-Pepira corta a cidade com várias quedas e corredeiras.

Queima de Raku - foto: Carlos Zaith
À noite, antes de sair para jantar, um programa imperdível é assistir, em datas previamente agendadas, a queima de cerâmica com a técnica raku no Anand Ateliê. Além de peças em exposição à venda e, se você gosta de decoração, com certeza vai querer levar uma delas para casa. Com sorte, na sua visita pega uma das várias festas realizadas na cidade durante o ano: Festa da Santa Cruz, em comemoração do aniversário de Brotas (maio); Festas Juninas (julho), Feira Regional de Artes e Artesanato (julho), Festival de Gastronomia Brotas Gourmet (agosto), entre outras.

Com tantas opções, programe-se para passar um feriado prolongado inteiro em Brotas. Assim, terá tempo para experimentar a adrenalina dos esportes de aventura, descansar e ainda fazer compras. É uma combinação perfeita. O acesso a Brotas, a apenas 240 quilômetros da Capital, é pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano).

Saiba mais em www.brotas.tur.br e  abrotur.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?