segunda-feira, 21 de julho de 2014

Elevada à Estância Turística, Brotas pode receber até R$ 4 milhões por ano

A noite de 3 de julho deste ano marcou a história de Brotas com a aprovação do Projeto de Lei 762/2013 do Governo Estadual que elevou a cidade à Estância Turística. Por unanimidade, os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo fizeram justiça ao município com o reconhecimento do potencial turístico que há duas décadas foi implantado e vem durante todos estes anos expandindo suas atividades.

Sendo Estância Turística, Brotas tem o direito de receber verbas do Governo Estadual que podem chegar até R$ 4 milhões anuais a partir de 2015. Na prática, serão feitos projetos mediante as necessidades de infraestrutura turística do município e conforme forem apresentados e aprovados os recursos serão direcionados através do   Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), para potencializar o turismo local, gerando inúmeros benefícios para a comunidade brotense.

Entre as ações que poderão ser efetivadas, destacam-se: melhoria na infraestrutura urbana; capacitações e aumento do efetivo da Polícia Militar.

De acordo com o Prefeito Du Barreto, para captar estes recursos será seguido à risca o Plano Diretor de Turismo de Brotas que foi finalizado em julho deste ano e será entregue ao Executivo em agosto. “Este plano realizado pelo Conselho Municipal de Turismo de Brotas foi elaborado, de maneira democrática, após estudos das demandas municipais com representantes de vários setores da comunidade brotense, nada mais justo que seguir todos os projetos apresentados no documento.”

Du Barreto também enfatiza que uma das prioridades do documento é “garantir que as obras de infraestrutura turística beneficiem, também a comunidade. Outro ponto é que conseguindo potencializar o Turismo na cidade, os moradores de Brotas serão beneficiados com geração de empregos e consequentemente aumento de renda.”

O potencial natural de Brotas, aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos, confere à região enorme potencial para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Rural. Essas condições naturais fazem da cidade uma das poucas regiões do Interior Paulista que ainda concilia ambiente natural garantindo-lhe forte beleza paisagística, além de apresentar aspectos culturais típicos da comunidade local.


A implantação da atividade turística em Brotas iniciou em 1993 e após 20 anos de atividades, Brotas reúne a maior oferta de Turismo de Aventura do País, com modalidades verticais; aquáticas e de terra.  O Ecoturismo também se destaca no cenário nacional e o Turismo Rural que vem se desenvolvendo gradativamente. O Projeto de Lei deve ser sancionado pelo Governador Alckmin nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?